sábado, 13 de agosto de 2016

Batalha de Aljubarrota Comemora 631 anos



Durante o dia a população vai poder assistir a vários momentos que passam por Missa, Cerimónia Militar, Recriação do Combate Medieval às vésperas da Batalha de Aljubarrota e Apresentação dos trabalhos ao Prémio António Sommer Champalimaud
A Batalha de Aljubarrota tem este ano uma comemoração alargada pela data do 14 de Agosto, assinalando mais uma vez aquele que foi um dos dias mais importantes para os portugueses.
No terreno da Batalha haverá, como habitual, uma missa campal celebrada pelo Capelão do Exército e uma cerimónia militar, presidida pelo Major-General Diretor da Direção de História e Cultura Militar, onde estarão presentes cerca de 120 militares em parada.
Durante a manhã será dado destaque ao Prémio António Sommer Champalimaud, que foi desenvolvido com o objetivo de premiar trabalhos criativos alusivos à Batalha Real de 1385 realizados por crianças e jovens em Instituições de Solidariedade Social e/ou ensino da região de Leiria
Os trabalhos serão apresentados ao público durante a semana de 9 a 14 de Agosto e a votação, dos melhores trabalhos, será feita pelos seguidores da página Facebook do CIBA e pelo júri, com representantes da Fundação Batalha de Aljubarrota.
A tarde será marcada pela animação cultural com a Recriação do Combate Medieval, às vésperas da Batalha de Aljubarrota. Aqui alguns homens de armas de Nuno Álvares Pereira são surpreendidos por um pequeno grupo de castelhanos, em reconhecimento do terreno, antes da chegada do imenso exército castelhano às terras do termo de Leiria.
Esta Recriação vai contar com a participação de jovens voluntários, alguns que fazem parte de instituições de solidariedade social e outros que a eles se queiram juntar (que podem fazer inscrição junto do CIBA – Serviço Educativo- contactar via facebook).
De lembrar que, a vitória portuguesa em Aljubarrota permitiu a preparação daquela que seria a época mais brilhante da história nacional – a época dos Descobrimentos – que, de outra forma, não teria ocorrido.
A Batalha de Aljubarrota proporcionou definitivamente a consolidação da identidade nacional, que até então se encontrava apenas em formação, e permitiu às gerações futuras portuguesas a possibilidade de se afirmarem como nação livre e independente.
Notas de Agenda:
Comemoração do Aniversário da Batalha de Aljubarrota
Manhã
10h00 Missa Campal, no altar da Batalha Real
11h00 Cerimónias Militares, com presença de 120 militares em parada
Prémio António Sommer Champalimaud
Tarde
Durante a Tarde Visitas ao Campo da Batalha e participação de Atividades Lúdicas, desenvolvido pelo Serviço Educativo do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
18h30 Recriação do Combate Medieval às vésperas da Batalha de Aljubarrota, desenvolvido pelo Vivarte, com participação de jovens de instituições de solidariedade social e de todos os que se queiram juntar (inscrições junto do CIBA – Serviço Educativo- contactar via facebook)

Sem comentários: